Estudo do livro: A Origem das Enfermidades de N. Keppe, que traz uma súmula sobre o estudo das doenças (psíquicas, orgânicas e sociais), focado na tríade das neuroses: inveja, censura e projeção. Sobre a questão da inveja, que Freud já notava na sua época, ela é o desejo do ser humano de destruir o bem, a beleza, a verdade na vida dos outros e da própria também. Aliada à censura e projeção (paranoia) adoecem o ser humano. Daí a importância da interiorização para que haja saúde.
A Origem das Enfermidades
Segundo o autor:
“a capa deste livro constitui uma homenagem ao grande psiquiatra francês Philippe Pinel que no ano de 1798 libertou os doentes mentais das prisões que os amarravam fisicamente à verdadeiras masmorras que eram os hospitais psiquiátricos.
Minha intenção com este livro também é a de libertar os doentes psicológicos de seus sofrimentos (ansiedades e angústias), o que constituiria uma realização máxima para a humanidade – vamos dizer, uma libertação dos grilhões internos que acorrentam o ser humano às suas enfermidades”